Chamado de Cthulhu: O horror chegará ao Brasil em 2014!

O financiamento coletivo do super famoso e premiado RPG Chamado de Cthulhu foi bem sucedido e jogo será lançado aqui no Brasil em 2014!

O Chamado de Cthulhu, que está ainda em financiamento coletivo até o dia 25 de dezembro, será lançado aqui no Brasil em 2014, pois o projeto no Catarse atingiu a meta inicial para sua publicação. Se você ainda não o conhece, veja o release oficial:

Chamado de Cthulhu é um RPG de Horror baseado nas histórias de Howard Phillips Lovecraft e de outros autores sobre os Mitos de Cthulhu, termo criado pelo escritor August Derleth que se refere aos contos relacionados a uma série de entidades cósmicas (especialmente os Grandes Antigos) que vieram de lugares distantes do universo e livros arcanos de grande poder (dentre eles o sinistro “Necronomicon”). Os Mitos são assim chamado por causa do grande Cthulhu (“ku-THU-lu” seria a pronúncia mais comum) um ser que se encontra adormecido na cidade perdida de R’lyeh esperando pelo momento das estrelas se alinharem para despertar. Mas mesmo dormindo, ele se comunica atraves dos sonhos com alguns humanos que o cultuam e procuram despertá-lo.

Lovecraft escreveu seus contos durante as décadas de 1920 e 1930 e sua fama tem crescido durante os anos sendo hoje reconhecido como um dos maiores escritores norte-americano de horror do século XX. Suas histórias despertaram a imaginação de diversos autores levando muitos deles a contribuir com a mitologia cthulhiana. Chamado de Cthulhu mantem acesa esta tradição.

A primeira edição do jogo foi lançado em 1981 pela Chaosium https://www.chaosium.com e já esta na sua sexta edição, com vários suplementos e aventuras criadas por autores famosos de diferentes nacionalidades. Além de ser um dos RPGs mais antigos, Chamado de Cthulhu tem ganhado vários prêmios durante os anos. Utilizando uma simplificação do sistema BRP (Basic Roleplaying), suas regras são fáceis de aprender e mantém o foco no horror e nas pertubações emocionais que um personagem sofre ao lutar contra as entidades que procuram destruir com a humanidade. Os jogadores assumem o papel de investigadores que tentam resolver uma situação ou um mistério envolvendo criaturas dos Mitos de Cthulhu, seres além da nossa compreensão.

Como um jogo de horror, Chamado de Cthulhu procura retratar a filosofia de Lovecraft de um universo sombrio onde a humanidade existe, mas representa um papel insignificante. Os jogadores se divertem com os momentos de tensão tentando adiar o derradeiro fim.

Como dito antes o projeto superou a meta inicial, mas isto não significa que não haja outras metas para serem superadas, para cada meta batida há premiações especiais para os participantes do financiamento coletivo. Portanto, ainda há tempo para participar e obter a tua cópia com diversos brindes de Chamado de Cthulhu, basta entrar lá no site do Catarse.

A previsão de entrega do livro aos colaboradores é para abril de 2014, sendo que a tradução do livro já está pronta.

Com o lançamento de Chamado de Cthulhu, o outro RPG de horror que a Retropunk Publicações já lançou, o Rastro de Cthulhu e o provável lançamento de um jogo de tabuleiro ou de cartas pela Galápagos Jogos baseado nos Mythos, podemos ter certeza que em 2014 é o ano que Cthulhu invadirá o Brasil!

FONTE: Minas Morgul (Acessado dia 05/01/2014).

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

One Comment on “Chamado de Cthulhu: O horror chegará ao Brasil em 2014!”

  1. O RPG do qual o Trevas surgiu finalmente aqui! Bem, após tanto tempo não sei se teria algum sucesso, há muita coisa disponível na internet (como sempre) desde cenários, personagens, monstros, todos adaptados a outros sistemas. Mesmo assim, creio que vale a pena pelo fato de ser o original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *