Laboratório do Tremere: Z-Land

Z-Land, um mundo onde a humanidade não é mais o topo da cadeia alimentar, onde todos os dias podem ser os últimos. Fome, Sede, Sono, Exposição, caem em você como em uma batalha à ferro e fogo contra a morte. Encontre a resposta para a pergunta “quanto tempo eu sobreviverei” enquanto você e seus amigos tentam fazer exatamente isso.

Z-Land é um RPG de horror e sobrevivência sob a temática apocalíptica, envolvendo zumbis sedentos por carne humana e sobreviventes em busca de salvação acima de qualquer preço. Usa o sistema Sigil (Sigil System), criado pela Stormforge Productions. É um jogo simples, rápido e letal, onde a fome, a sede e exaustão podem ser tão fatais quanto as criaturas sedentas por carne humana que espreitam e se espalham por todos os lugares.

O cenário e o mundo em Z-Land é detalhado em três períodos de tempo  diferentes, A Queda, Terra Mortis e Novo Gênese.

A Queda é o início de tudo, o começo do fim do mundo. Aqui você pode vivenciar a clássica história de infecção zumbi, desde antes do ocorrido, passando pela descoberta da causa e seguindo além em uma história clássica de sobrevivência, seus dramas e a batalha contra algo completamente novo.

Terra Mortis coloca você alguns anos à frente, uma década? Quem sabe. Aqui boa parte da população mundial morreu e o mundo é totalmente diferente do que foi tempos atrás. Em Terra Mortis você tem a possibilidade de jogar em um futuro letal, onde talvez homens sejam as maiores ameaças e os zumbis sejam apenas parte da paisagem da qual você já esteja habituado, mas nunca dê as coisas pra eles.

E por fim em Nova Gênese, 200 anos depois, definitivamente os mortos-vivos não são mais o flagelo que outrora foram, relegados agora a apenas outro predador da cadeia alimentar. A humanidade se instalou e começou a reconstruir, mas o mundo também não é o que era. A precipitação nuclear ainda cobre a maior parte do mundo e mal há plantas e animais suficientes para sobreviver nos grandes desertos e planícies do mundo. Histórias são contadas do mármore verde e azul que o mundo era uma vez, mas isso está rapidamente se tornando um mito de outra época.

A criação de personagens é outra coisa relativamente simples e mostra bem o lado narrativo do sistema. Diferente da maioria dos jogos onde normalmente você teria uma quantidade de pontos à distribuir, aqui você apenas responde a uma série de perguntas. Perguntas que moldam o background do seu personagem ao mesmo tempo que te oferecem as suas perícias e a pontuação disposta nelas, quanto mais se repete a adição daquela determinada característica, maior a pontuação. Uma exemplo básico seria “O que aconteceu aos seus pais?”, e dentro de uma tabela temos respostas como, “Eu nunca conheci meus pais”, “Meus pais foram assassinados” e etc, para cada resposta, perícias diferentes são introduzidas. “Meus pais foram assassinados” adiciona Investigação e Intuição na sua ficha.

A criação abrange desde a sua data de nascimento até sua idade atual, o que também causa influência nos atributos físicos de seu personagem devido a talvez degradação da idade. Ao fim do processo, você tem não só a ficha com seus atributos definidos, mas uma boa base e histórico de seu personagem.

O seu personagem vai enfraquecer com a privação do sono, da fome e da sede, lentamente. Mas é aí que a sua escolha entra, você vai simplesmente aceitar? Ou você fará qualquer coisa e tudo o que for necessário para sobreviver? Quanto de si mesmo você pode manter em sua batalha pela sobrevivência?

O que torna o Z-Land único é que leva a sério o aspecto de sobrevivência do gênero survival horror. Nos primeiros dias do surto de pânico, você decidirá o seu destino. Esteja preparado e acumule tantos suprimentos quanto puder ou tente fugir das cidades como milhares de outros. Suas decisões nos primeiros dias afetarão o caminho da sobrevivência que você toma. Você vai se agrupar com outros sobreviventes e depositar sua confiança neles? Ou você tentará fazê-lo por conta própria, incapaz de confiar na face em rápida mutação da humanidade.

A Fábrica Editora tentou um financiamento coletivo no ano de 2019, infelizmente a campanha foi cancelada alguns dias após o seu início.

Enquanto aguardamos a publicação do jogo no Brasil, vamos bater um papo. Deixe o seu comentário sobre o Z-Land!

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *