Resenha: Bloodshot Renascido (Vol. 1 e 2) [HQ]

Escrito por Jeff Lemire, Bloodshot Renascido é uma HQ da Valiant e tem dois volumes publicados, no Brasil, pela Jambô Editora. A estória conta sobre um rapaz que foi morto em combate e renascido através de um projeto com nanites (robôs).

“Eu já sei o que sou, eu sou e sempre serei Bloodshot.”

– Ray Garrison
Capa de Bloodshot Renascido: Colorado (Vol. 1). Jambô Editora.

Bloodshot Renascido: Colorado – Vol. 1

No primeiro volume da HQ, conhecemos Ray Garrison que foi um soldado no passado e morto em combate, porém foi ressuscitado com o auxílio de nanites misturados ao seu sangue, desta forma, foi chamado de Bloodshot – experimento criado pelo projeto espíritos ascendentes – tornando-o um assassino em série, ou seja, os nanites misturados ao seu sangue o transformaram em uma máquina, um super-humano que se curava rapidamente e suas memórias foram substituídas por falsas lembranças de seu passado. Suas principais características eram a pele branca e um círculo vermelho em seu peito.

Durante esse período de assassinatos, Bloodshot conheceu Kay, na qual, se apaixonou, mas que teve sua vida levada – afinal todos que estavam com Bloodshot, infelizmente morreriam – e antes de partir ela deu um último presente para Ray que foi retirar os nanites de seu corpo.

Seis meses após a morte de Kay, o Sr. Garrison – nome adotado por ele – levava uma vida tranquila no Hotel Red River com Gene (que era viúva e deixava Ray morar de favor, desde que ele realizasse as tarefas de seu falecido marido) e seu neto Toby (uma criança que dava calafrios em Garrison). Contudo, essa “vida boa” teve fim quando um “falso” Bloodshot atacou um cinema matando 12 pessoas, isso fez com que Ray largasse aquela vida e fosse atrás do responsável, junto dele estão Bloodmirim (versão criança do Bloodshot cheio de nanites, sua principal intenção é devolvê-los para Ray) e Kay. A polícia também investiga o suspeito pelo ocorrido no cinema, neste caso estão o agente Daniel Hoyt e a agente especial Diane Festival.

Na floresta, Ray consegue encontrar o responsável pelo massacre no cinema – seu nome é Harlan Cady. Ray consegue acabar com ele.

Após o acontecimento no cinema há outro massacre, desta vez, no shopping em Colorado e a descrição do suspeito era um homem de pele branca e círculo vermelho, seu nome era Donald Chester – ainda que já tivesse passagens na polícia, nenhum dos crimes que cometeu foi tão cruel como este –. A polícia consegue captura-lo, porém, uma pessoa misteriosa consegue entrar na sala de interrogatório sem ninguém perceber e mata-lo. 

Após esses dois crimes, Ray descobre que há mais 5 pessoas infectadas pelos nanites e se passando por Bloodshot e começa a caçá-los. Durante a busca encontramos Mikey que também está infectado e diz ser um soldado de Deus para cumprir sua missão, Ray muito fraco pela falta dos nanites acaba sendo derrubado e antes que sua vida fosse tirada, uma garota – namorada de Mikey – atira nele salvando a vida de Ray.

Enquanto isso, os agentes Hoyt e Festival buscam mais informações sobre os ataques, Daniel pesquisa sobre a vida de Diane e descobre a infância turbulenta que ela teve.

A garota que está com Ray chama-se Magia e por estar com medo de ser pega pela polícia, por ter atirado em Mikey, pede para ir com Ray, no começo ele não aceita por temer que possa acontecer com ela o mesmo que ocorreu com Kay, mas no fim ele aceita e leva Magia – a HQ mostra um sentimento diferente entre eles –. Já Bloodmirim e Kay dizem para que a garota seja morta e Ray irritado com isso os afasta após atirar em um deles.

Durante as buscas e a recuperação dos nanites, Ray sente-se cada vez mais perto em voltar a ser Bloodshot, pois ele sabe exatamente onde estão os infectados (como se os nanites o chamassem). De volta ao hotel com Magia, ele pede para que ela leia a pasta que lhe foi entregue onde estava todo o seu passado antes de se tornar Bloodshot.

Ficha Técnica

Contém as edições 1 a 5 de Bloodshot Reborn. Além dos capítulos “Bastidores de Bloodshot” – onde há extras sobre a edição como estudo de capa, estudo do Bloodshot e estudo de roteiro – e “Galeria” – que possui capas variantes por Dave Johnson e Kano, artes e esboços de Marguerite Sauvage, Lewis Larosa, Brian Reber e Mico Suayan.

  • Autor: Jeff Lemire
  • Ilustração: Butch Guice
  • Tradução: Isabelle Felix
  • Editor (versão brasileira): Rogério Saladino
  • Formato: 18,5 x 27,5 cm, 144 páginas, brochura, colorido.

Você pode adquirir Bloodshot Renascido: Colorado diretamente do site da Jambô Editora.

Capa de Bloodshot Renascido: A Caçada (Vol. 2). Jambô Editora.

Bloodshot Renascido: A Caçada – Vol. 2

No segundo volume a tensão aumenta quando Ray encontra dois infectados no mesmo lugar (até estranha o fato), porém um deles é um garoto chamado Danny que já está morto, então, neste momento, Ray se dá conta que existe outro caçador atrás dos nanites, mas quem será?

A polícia chega na casa de Danny, a maior surpresa é que a mãe dele estava em casa, então a agente Festival tenta conversar e saber o que ela viu, contudo, as únicas palavras que ela diz são: “pele branca, olhos vermelhos, pelo 4-0-6”. Festival pesquisou sobre os números que ela disse e descobriu que é uma rota de ônibus que estava próximo da casa da vítima e o mais curioso essa rota passava pelo hotel Red River. Com a ajuda de um amigo de Hoyt eles descobrem tudo sobre o projeto espíritos ascendentes e vão para o hotel onde está Gene e Toby.

Na fazenda, Ray e Magia encontram mais um infectado, ele ataca Magia que acaba sendo infectada pelos nanites, mas Ray se conecta a ela – de uma forma que não a machuque – e recupera os nanites –. Neste instante, Magia demonstra que gosta de Ray da forma que ele é (voltou a ter a pele branca e os olhos vermelhos – Bloodshot), então eles vão para o Hotel atrás de Toby e Ray fica surpreso por não ter notado que Bloodmirim e Kay eram uma projeção dos nanites e, já que, Ray os afastou eles procuram outro “hospedeiro” que era Toby. Ao chegar lá, Festival e Garrison fica cara a cara, ela tem muitas perguntas para fazer, mas ao perceber que ele é o único que pode salvar o garoto deixa-o ir. Ray consegue salvar Toby e quando Festival chega pede para que jogue a culpa toda nele.

No final da HQ vemos Ray e Magia próximos da antiga casa dele, Magia pergunta se ele abrirá a pasta para descobrir como era sua vida antes disso tudo acontecer e ele apenas diz: “Eu já sei o que sou, eu sou e sempre serei Bloodshot”, queima a pasta e segue seu rumo.

Ficha Técnica

Contém as edições 6 a 9 de Bloodshot Reborn. Além de do capítulo “Galeria” que possui uma capa variante por Trevor Hairsine, artes e esboços de Butch Guice.

  • Autor: Jeff Lemire
  • Ilustração: Butch Guice
  • Tradução: Isabelle Felix
  • Editor (versão brasileira): Guilherme Dei Svaldi
  • Formato: 18,5 x 27,5 cm, 112 páginas, brochura, colorido.

Você pode adquirir Bloodshot Renascido: A Caçada diretamente do site da Jambô Editora.

Bloodshot Reborn: Colorado (free copy). Valiant Entertainment.

Bloodshot não foi o nosso primeiro título em quadrinho da Valiant e Jambô Editora resenhado em nosso site, confira outras resenhas:


About Jaque

Jaqueline, professora e apaixonada por literatura.

View all posts by Jaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *