O que são os Livros-jogos?

teatro-de-mesa-noticias

Fala galerinha Jaguar chegando por aqui e vamos abordar um tema muito interessante que são os livros de aventura solo, também, conhecida como “livro-jogo”.

Um livro-jogo é único, pois oferece ao leitor a chance de assumir o papel do protagonista, participando dos eventos da narrativa através do uso de referências numeradas. No fim de cada referência há uma lista de opções; o leitor escolhe uma delas e, de acordo com sua escolha, é levado a uma referência seguinte (Editora Jâmbo, 2010).

Entretanto, são aventuras que se pode jogar sozinho, uma alternativa aos jogos de RPG, onde exige um grupo de pessoas para jogar.

As aventuras solo funcionam de uma forma simples. O livro possui diversas regras sobre como você deve montar o seu personagem de jogo, de uma forma bem semelhante ao RPG convencional. Normalmente inclui um sistema de magias, um sistema de combate, criação de um personagem, escolha dos itens que ele terá inicialmente – tudo o que um aventureiro iniciante teria em qualquer sessão de RPG. Após a criação do personagem, você é direcionado ao início da história do livro.

Mas não são todos os livros-jogos que tem esses complementos, por exemplo, o autor brasileiro Oscar Mendes Filho possui uma publicação (Prisioneiro da Eternidade – RPG) de aventura solo onde você apenas realiza as escolhas não tendo uma ficha de personagem e rolagem de dados.

teatro-de-mesa-fighting-fantasy

Uma desvantagem da aventura solo é que no livro as escolhas já estão definidas no livro, ou seja, você não pode tomar uma decisão qualquer, apenas o que está escrito no livro.

Porém, a aventura solo é um ótimo entretenimento quando você está em casa sem o que fazer e/ou a caminho de algum lugar sozinho na condução etc.

Agradeço ao Oscar Mendes Filho por autorizar o uso de seu trabalho como exemplo nesta postagem e abaixo você encontra um link para um dos seus blogs que eu recomendo visitar, desde que você não seja medroso igual ao nosso amigo “Bontempo”.

www.prisioneirodaeternidade.blogspot.com.br

FONTE: Wikipédia, Dragão Brasil, Editora Jâmbo.

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

One Comment on “O que são os Livros-jogos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *