D&D Next: Starter Set Edition

Wizards of The Coast revela mais alguns detalhes sobre a versão “Starter” do novo D&D.

Recentemente a Wizards of The Coast anunciou que sua próxima versão do Dungeons & Dragons (D&D) teria uma versão mais ligh, uma versão  Starter para os jogadores iniciantes no mundo do RPG.  Após tal anúncio, divulgou na internet a imagem da primeira página com o índice do conteúdo desta versão.

teatro-de-mesa-DD-Starter-set-table-of-contents
Tal página mostra que a versão Starter terá apenas 4 capítulos mais um apêndice, sugerindo que terá apenas as regras mais básicas e fáceis para se poder jogar D&D pela primeira vez.
Essa aparência lembra muito o manual da primeira versão do D&D lançada aqui no Brasil pela Grow em meados dos anos 90 (matéria sobre o D&D da Grow aqui)

A seguir tradução de parte da matéria publicada no site oficial do D&D.

Matéria escrita por Mike Mearls:

“O D&D Starter Set tem um objetivo bastante simples. Ele servirá como um portal através do qual os novos DM’s começarão o hobby, baseando-se no material que o jogador encontrará online no Basic D&D. Como objetivo secundário, o Starter Set também deve ser valioso a longo prazo. No passado, os conjuntos de introdução para RPGs muitas vezes eram focados em um cenário de aventura despojado, com uma versão limitada das regras, que tornavam-se irrelevantes uma vez que os jogadores passam para a versão completa do jogo. Queremos que este novo Set seja algo que você mantenha em sua prateleira e use novamente no futuro.

Uma vez que tivemos uma idéia do que queríamos evitar, enfocamos no que incluir. The Keep on the Borderlands é um clássico de aventura que acompanhou o D&D Basic Set de 1981. Os locais e cenários introduzidos nessa aventura têm resistido ao teste do tempo, com DMs ainda usando-os para aventuras nos dias de hoje. Com isso em mente, decidimos nos concentrar em fazer a aventura o componente chave do Starter Set. Uma boa aventura se usa de novo e de novo.

Decidimos desde o início que todos os materiais que pudessem ser usados apenas uma vez seriam eliminados do conjunto ou reduzidos ao mínimo. Um exemplo: um tutorial que ensinasse as regras através de uma aventura pronta. Ao decidir que tal tutorial seria algo não desejado, tivemos de pensar sobre como tal recurso seria melhor aproveitado em outras mídias, tais como um vídeo on-line. Porque nós estamos dando aos jogadores a oportunidade de aprender o jogo sem investir nenhum dinheiro nele (com nosso plano de fazer o D&D Basic como download gratuito), o novo jogador fará o download das regras podendo então utilizar os tutoriais em vídeo que fornecerão uma melhor experiência de como funciona o D&D. Esta abordagem seria como embalar um DM como Chris Perkins em cada Starter Set.

A aventura virá com cinco personagens prontos: um Clérigo anão, dois Guerreiros humanos, um Mago elfo e um Ladino halfling. Um dos Guerreiros terá um machado de combate e armadura pesada; o outro será um arqueiro equipado com armadura de couro. Uma vez que o Guerreiro é facilmente a classe mais popular do jogo, decidimos oferecer dois aspectos em vez de uma quinta classe de personagem. Esta abordagem também torna mais fácil aos jogadores modificar os personagens prontos usando o D&D Basic e sua evolução para o 5º nível.

Finalmente, o Starter Set virá acompanhado de um conjunto de seis dados poliédricos marmorizados na cor azul com números brancos (nota: isso na versão americana).

Esse é o conjunto inicial em poucas palavras. A partir da publicação deste artigo, em 09 de junho de 2014, o Livro do Jogador terá sido enviado para a impressão. É difícil acreditar que os últimos dois anos de trabalho nesse projeto já chegaram ao fim. Após o Livro do Jogador , a nossa próxima atenção vai para o Livro dos Monstros, enquanto o Guia do Mestre e The Rise of Tiamat recebem maior acabamento no design e edição.”

Matéria original no site www.company.wizards.com

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *