Itens Raros: Dragon Quest (Grow)

Em 1994, ao mesmo tempo em que lançava a caixa de “Dungeons & Dragons” a Grow também lançava “Dragon Quest”, jogo de tabuleiro que apresentava o RPG de forma um pouco mais simplificada.

No começo da década de 90, os primeiros jogos de RPG em português começavam a despontar no país. Já havíamos tido o lançamento do jogo “Hero Quest” da Estrela, o qual, mesmo sendo um jogo de tabuleiro, iniciou muitos RPGistas no mundo da imaginação; pouco tempo depois a Grow lançou a caixa do “Dungeons & Dragons” o primeiro RPG do mundo, ao mesmo tempo em que também trazia o jogo “Dragon Quest”.

Lembrando muito uma fusão do Dungeons & Dragons com o Hero Quest (até mesmo no nome), “Dragon Quest” era mais uma opção para quem estava saindo dos jogos de tabuleiro e ingressando no mundo do Role-Playing Game.

herois
As 7 Classes de Personagem: em time que está ganhando, não se mexe.

Do mesmo modo que o seu “irmão” D&D, ele possuía 7 “Classes de Personagem”: Guerreiro, Elfo, Mago, Anão, Clérigo, Halfling e Ladrão. Ao contrário de hoje, não havia a diferenciação por raças, apenas por classes. Tinha o diferencial de haver na caixa as cartas que descreviam os personagens/classes e miniaturas para se visualizar os heróis no tabuleiro; como na caixa do D&D, os monstros, alguns NPC’s, portas e outras coisas eram de papel cartonado, apenas para facilitar a visualização das cenas no tabuleiro, o qual lembrava muito o do Hero Quest.

miniaturas
Miniaturas de plástico: item valioso na época para poder orientar o inexperiente RPGista.
tabuleirdq
Tabuleiro colorido: como inicialmente o RPG era tido como jogo de tabuleiro, o Dragon Quest não fugia a regra.

Acompanhava a caixa dois livros: um de regras e outro com 2 aventuras mais dicas de como continuar a partir delas. Como no Hero Quest, haviam as cartas de monstros (com as estatísticas deles), cartas de magias (Mago e Elfo), de armadilhas, itens especiais, de equipamento e de tesouros.

livroscartas
Livro de Regras, Cards de Informações e Livro de aventuras, tudo par se começar a jogar!
dragao
As ilustrações davam o tom medieval para as aventuras.


monsterscards
“Dragon Quest” possuía regras muito parecidas com as do D&D com poucas diferenças; tinha ficha de personagem, experiência e utilizava os mesmos dados multifacetados (d4, d6, d8, d10, d12, d20), mesmo sendo um RPG era muito mais tratado como jogo de tabuleiro.

Um item muito raro; tão raro que não se encontra nada em português na internet, só foi possível encontrar algo das regras dele em inglês.

Mesmo sendo um “irmão simplificado” do D&D é um item raro que merece ser preservado e jogado para se relembrar dos velhos tempos.

About Dmann Well

Manoel Martiniano conheceu o RPG ao adquirir o jogo de tabuleiro "Hero Quest" da Estrela e também ao acompanhar as edições da extinta revista "Dragão Brasil" em meados de 1994. Desde então, mesmo com certos hiatos, não parou de mestrar/jogar, sendo um dos membros fundadores do grupo RPGistas de Guaianazes, que viria a se tornar O Teatro de Mesa.

View all posts by Dmann Well

One Comment on “Itens Raros: Dragon Quest (Grow)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *