Seis LARPs e uma provocação

Se o inferno são os outros, conforme disse Sartre, os jogos de Seis larps e uma provocação são um mergulho de cabeça no abismo. Seis jogos diferentes, ao longo de 12 horas, unidos pelo compartilhamento radical de memórias e sentimentos reprimidos.

O que são LARPs?

LARPs são jogos que unem representação de personagens e imersão em situações ficcionais. Durante um LARP, você se transforma em outra pessoa e vive novas experiências. É como se tornar protagonista de uma cena de teatro ou cinema. A grande diferença é que tudo é feito na hora, de improviso e sem plateia: o LARP não é uma arte para ser vista, mas para ser vivida.

Expanda o seu conhecimento ao escutar o nosso podcast Assuntos Aleatórios #21: L.A.R.P. Live Action Roleplay

Café Amargo – 19/05 às 15h

Sua companheira da vida inteira senta-se à mesa com uma xícara de café e anuncia que está indo embora. Seu pai marca um encontro na cafeteria e confessa ter uma doença terminal. Sua filha serve o café pela primeira vez em meses, apenas para dizer que vai se mudar para o exterior.

Em Café Amargo, você convida uma pessoa muito querida para um café. E anuncia que está indo embora. Em seguida, os papéis se invertem. Tão amarga quanto a separação é a bebida que embala a despedida.

O que você vai ser quando crescer? – 19/05 às 18h

Você se tornou aquilo que sonhava ser quando tinha 17 anos? Você se lembra dos seus planos de adolescência? Eles ainda estão aí, em algum lugar?

É hora de voltar no tempo. Você está na escola, fora do horário normal. Um castigo obriga a pensar sobre o futuro e discuti-lo com outros estudantes. Talvez vocês não se conheçam, mas sabem muito bem a diferença entre as promessas do passado e o deserto do presente.

Álcool – 19/05 às 20h

Você está diante da próxima dose. E ela traz lembranças. Enquanto decide se vira ou não o copo mais uma vez, memórias das experiências com a bebida vem e voltam. O histórico familiar. O carnaval. O vexame. A celebração. A culpa.

As outras pessoas dão vida às lembranças e representam aqueles que partilharam esses momentos com você. Talvez ajudem a resolver um problema. Ou mostrem que não há problema algum. Afinal, qual é sua relação com a bebida?

Felizes Juntos – 19/05 às 22h

Isso já deve ter acontecido com você. A relação que deveria ser para sempre se tornou apenas uma caixa repleta de objetos e memórias num quarto vazio. Que histórias as coisas guardam?

É o afeto escondido na vida material que emerge em Felizes Juntos. A tristeza pode ser o final de uma equação repleta de momentos felizes: mais com mais resultando menos. Se você passou pelos outros jogos, esse é o momento de sorrir um pouco.

Nostalgia – 20/05 às 00h

Sua memória na boca de outra pessoa. Tudo começa com uma história rabiscada num pedaço de papel. Ela já não pertence a você: será jogada na roda e recontada por todos. Está tudo bem, sua origem será preservada. Em troca, ela não será mais sua depois dessa experiência. Como presente, você ganhará novas memórias para brincar também.

O Ano da Tristeza – 20/05 às 02h

Você machucou as pessoas que importavam de verdade. Foi feio e traumático e a consequência é abandono e solidão. Junto dos outros, é hora de sofrer sozinho.

Fechando a noite, você contará suas histórias sombrias, deixando que os outros encarnem as pessoas queridas e narrem suas versões dos fatos. Não, não será bonito.

Sobre o Evento

Quando? 19 e 20 de maio de 2018
Que horas? Das 15h do dia 19/05 até às 04h do dia 20/05
Onde? No SESC 24 de Maio, Rua 24 de maio, 109, Centro (veja no mapa)
Quanto custa? Participação gratuita! 🙂
O que vai rolar? Live Action Roleplay
Classificação indicativa A partir de 16 anos

Acesse o evento, também, através do Facebook.

Sobre o autor

Luiz Prado cria e organiza larps desde 2012. Além de trabalhos individuais, atua junto aos grupos Boi Voador e Confraria das Ideias. É integrante do NpLarp – Núcleo de Pesquisa em Larp e um dos fundadores e organizadores do FERVO – Frente de Experimentação em Representação, Vivência e Ocupação. Paralelamente, desempenha atividades no jornalismo. Reside em São Paulo, SP.

About Redação

O Teatro de Mesa foi criado com a intenção de difundir o RPG, boardgame e cardgame da qual temática incentive a cooperação e interação pessoal.

View all posts by Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *