Blades in the Dark

Blades in the Dark é um jogo de RPG sobre o submundo das gangues de foras-da-lei que buscam fortunas nas ruas assombradas de uma grande cidade em um cenário de fantasia urbana-industrial.

Desenvolvido por John Harper, Blades in the Dark é ambientado em uma cidade fictícia de Doskvol, inspirada na ficção vitoriana londrina e gótica. O jogo foi financiado por crowdfunding no Kickstarter em 2015, arrecadando U$ 179.280 de 3.925 financiadores.

O sistema possui uma estrutura de jogo própria, composta por quatro partes. A base dela é o jogo livre, onde os personagens conversam entre si, vão para lugares, fazem coisas e rolam alguns dados quando necessário.

Você e sua gangue devem prosperar  e se destacar em meio a ameaças de gangues rivais, famílias nobres poderosas, fantasmas vingativos, os Casacas Azuis, a guarda da cidade e ainda resistir aos vícios do seu personagem.

Rolagem de dados

Os jogadores lançam um número de dados de seis lados (d6) igual ao número de pontos na ação correspondente do personagem. Um critério de sucesso ou falha é sempre o mesmo e determinado pelo número individual mais alto obtido.

Se você por acaso fizer uma rolagem de dados de uma ação na qual possui zero dados (ou um valor negativo deles), role dois dados e use o pior resultado entre eles. Você não pode rolar um sucesso crítico com zero dados.

Blades in the Dark – SRD

Atributos

O sistema conta com três atributos: EspertezaDestreza e Convicção. Cada atributo possui um valor associado (entre zero e quatro) que indica a quantidade de dados que o jogador rola quando utiliza esse atributo.

Rolagem de Resistência

Cada atributo é usado para resistir a um tipo diferente de perigo. Um personagem resiste à ameaça física de uma pancada com o valor de Destreza, por exemplo. As rolagens de resistência são sempre bem-sucedidas, mas o personagem sofre estresse para reduzir (ou mesmo evitar) a consequência negativa. Quanto maior o resultado da rolagem, menos estresse é usado para resistir ou evitar o perigo.

Estresse e Traumas

O estresse é uma reserva especial de sorte e determinação. O resultado da rolagem de resistência determina a quantidade de estresse sofrido para evitar a consequência negativa.

Quando um personagem do jogador faz a sua última marca de estresse, ele sofre um nível de trauma.

Blades in the Dark possui oito condições de traumas:

  • Assombrado: Você se perde constantemente em devaneios, revivendo horrores do passado e recebendo visões.
  • Coração Mole: Você perde a sua dureza, tornando-se sentimental, passivo, gentil.
  • Cruel: Você procura oportunidades para ferir pessoas, mesmo sem motivo.
  • Frio: Você não é afetado por apelos emocionais ou relações sociais.
  • Imprudente: Você não se importa com a sua própria segurança, saúde ou economia.
  • Instável: O seu estado emocional é volátil – você pode se enfurecer facilmente, entrar em desespero, agir impulsivamente ou mesmo se paralisar em momentos tensos.
  • Obcecado: Você é fascinado por algo: uma atividade, uma pessoa, uma ideologia etc.
  • Paranoico: Você vê perigo em todo lugar e não consegue confiar em outras pessoas.

Criação de Personagem

Todos [personagens] são capazes de Brigar com facas, Esgueirar-se nas sombras, Sintonizar a energias estranhas, Socializar com contatos para levantar informações, e assim por diante. Por assim, todos são familiarizados com a ladinagem.

A cartilha é a folha que contém todas as regras específicas para jogar com um determinado tipo de personagem

Aqui você está escolhendo um conjunto de valores de ação iniciais e habilidades especiais às quais o seu personagem tem acesso – elas não definem a sua essência imutável ou natureza verdadeira. O seu personagem vai se desenvolver e mudar com o passar do tempo; descobrir a pessoa que ele vai se tornar é parte da diversão de jogar esse jogo.

Por exemplo, você pode criar uma cartilha chamada Soldado que possua habilidades especiais relacionadas à batalha, ou uma cartilha chamada Médico com habilidades relacionadas à medicina de campo.

Após escolher sua cartilha, você irá desenvolver:

  • As raízes do seu personagem descrevem de onde a sua família vem e a sua cultura.
  • histórico de um personagem descreve o que ele fazia antes de se juntar ao bando.
  • Distribuir quatro pontos de ação.
  • Escolher uma habilidade especial da cartilha.
  • Escolher um bom amigo e um rival da cartilha.
  • E, por fim, escolher um dos vícios disponíveis.

Premiações

  • Vencedor do RPG Golden Geek 2015 of the Year
  • Vencedor do RPG Indie 2016 of the Year

Você conseguirá escalar a estrutura de poder do submundo do crime? O quê você está disposto a fazer para chegar no topo?

Como obter o livro básico do sistema?

O livro básico do sistema estará a venda através do site da Redbox ainda em 2018. Enquanto o livro não é lançado, é possível se inscrever na newsletter do jogo para receber vantagens exclusivas para a abertura da sua pré-venda.

FONTES: Blades in the Dark – SRD, Redbox Editora, Evil Hat Productions

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *