Financiamento Coletivo: Sangue & Glória

Um sistema de RPG focado na narrativa, com regras simples e uma pegada hardcore.

O nome Sangue & Glória não foi escolhido à toa, ele capta a essência do sistema, que segue um estilo mais visceral do que a maioria dos outros RPG’s de fantasia medieval. Desde o primeiro nível os personagens dos jogadores, chamados de protagonistas, já são altamente capazes de lidarem com toda sorte de problemas e situações, mas isso geralmente acarreta em um custo alto. Os protagonistas demoram para se recuperar de seus ferimentos e repor seus recursos é difícil, de forma que eles costumam sair enfraquecidos de cada vitória e muitas vezes terão que fugir ou buscar por outras soluções para se livrarem de certas situações.

Conforme os personagens subirem de nível, eles aumentarão os seus atributos e ganharão novas habilidades avançadas. Mas o seu dano e pontos de vida permanecerão mais ou menos inalterados, de forma que os mesmos desafios que podem ser superados pelos personagens de nível alto podem ser superados pelos de nível baixo, apenas com um pouco mais de dificuldade. Isso significa que independentemente do nível, é relativamente comum que algum protagonista morra, especialmente se tiverem que passar por várias situações perigosas sem terem muito tempo para tratarem de seus ferimentos.

O sistema conta com 20 classes para os jogadores escolherem e é ideal para novatos no hobbie ou jogadores experientes que preferem se focar mais na história do que em números. Por ser um jogo PbA, ele possui uma estrutura elegante de resolução de problemas, que começa e termina na narração, passando pelas regras apenas para determinar o rumo que as coisas tomam. Isso confere muito dinamismo ao sistema, que favorece um estilo de narração mais descritiva onde não apenas as ações dos personagens importam, mas a forma como eles as executam.

Livro

O livro está dividido em 4 capítulos, sendo eles:

  • Capítulo I: Regras dos protagonistas – Neste capítulo estão todas as regras necessárias para entender o funcionamento do sistema e todos os componentes das fichas dos personagens dos jogadores, bem como a lista de equipamentos padrões aos quais eles terão acesso.
  • Capítulo II: Fichas – Neste capítulo estão as informações de cada uma das 20 classes existentes no sistema, bem como as listas de magia das classes conjuradoras. É importante notar que cada classe possui uma ficha própria e oferece uma experiência única de jogo, com suas próprias habilidades iniciais e avançadas e muitas vezes mecânicas exclusivas.
  • Capítulo III: Regras do Mestre – Neste capítulo estão todas as regras adicionais que apenas o Mestre irá precisar conhecer para preencher o mundo ao redor dos protagonistas.
  • Capítulo IV: Guia do Mestre – Este capítulo é um guia bastante completo sobre como mestrar bem, e contém lições que podem ser utilizadas em praticamente qualquer sistema. Ele é essencial para mestres de primeira viagem, mas contém dicas valiosas até mesmo para mestres mais experientes.

Arte

A arte da capa foi feita pela artista Lianne (Gabriela Nascimento), o design gráfico foi feito pelo Thif (Thiago André Souto Dejavid) e o livro contará com 31 ilustrações internas feitas no estilo line art pelo artista Adonar (Robson Alexandria).

Imagem meramente ilustrativa.

Apoios

  • R$ 35,00: Sangue & Glória (PDF) e todas as metas extras que forem atingidas;
  • R$ 60,00: Sangue & Glória (Impresso e PDF) e todas as metas extras que forem atingidas.

A campanha possui apoios para lojistas (necessário possuir CNPJ).

  • R$ 250,00: 05 cópias do livro Sangue & Glória em formato impresso.

Metas Estendidas

  • R$ 3.500,00 – Meta Básica: Livro básico financiado;
  • R$ 4.250,00 – Raças Exóticas: Todos os apoiadores receberão um arquivo em PDF com mais de 150 habilidades raciais para as mais diversas raças, abrindo um leque enorme de possibilidades aos jogadores;
  • R$ 5.000,00 – Especializações: Todos os apoiadores receberão um arquivo em PDF com mais de 20 especializações. Essas especializações funcionam como mini classes que os protagonistas podem adquirir, concedendo a eles acesso a habilidades avançadas únicas;
  • R$ 6.500,00 – Viagem a Uldamar: todos os apoiadores receberão um arquivo em PDF com uma aventura pronta ideal para iniciar uma mesa nova ou para preencher um espaço de viagem em alguma campanha que já esteja em andamento. Nessa aventura os protagonistas precisam cruzar a Floresta Vermelha para chegar à cidade sulista de Uldamar, uma vila de anões pescadores de baleia onde um navio os aguarda para leva-los a outro continente.

Frete e Entrega

O frete será cobrado no ato do envio do material pelo idealizador da campanha e a entrega está prevista para agosto/2019.

Você pode apoiar esta campanha até o dia 26/05/2019 através do site do Catarse.

Sobre o Autor

Lucas Spanholi é jogador assíduo de RPG desde os 13 anos de idade. Formado em filosofia, com uma pós em docência e atualmente cursando história, já fui professor do ensino médio e monitor em uma luderia. Também já tive um fan-site de WarCraft onde publiquei digitalmente de forma gratuita um livro sobre a lore do cenário, Um mundo forjado em guerra.

About Redação

O Teatro de Mesa foi criado com a intenção de difundir o RPG, boardgame e cardgame da qual temática incentive a cooperação e interação pessoal.

View all posts by Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *