Laboratório do Tremere: Cultos Inomináveis

Cultos Inomináveis é um RPG de horror e ação baseada nas histórias de H. P. Lovecraft.

O jogo foi escrito por Manuel J. Sueiro, Ricardo Dorda, Luis Barbero e Jokin García, e publicado pela editora espanhola Nosolorol Ediciones. Ano passado, a Buró Brasil anunciava que traria uma versão em português do jogo para o Brasil e, pelo visto, a espera está chegando ao fim!

Um cenário contemporâneo que traz para o nosso período os Mitos de Cthulhu no qual você é um cultista – essa é a principal diferença deste jogo em relação aos demais baseados em Cthulhu – que distas que buscam incansavelmente poder, conhecimento, riqueza, imortalidade, curiosidade ou loucura, valorizando somente sua própria vida.

Os cultistas são pessoas normais, mas que de alguma forma obtiveram, ou descobriram, o conhecimento do sobrenatural e estão dispostos a usá-lo para alcançar suas próprias realizações pessoais. Necessariamente, não são todos “ruins”. A vida do cultista será uma luta constante entre sua vontade de se conformar com o que ele já alcançou e seu desejo de mais conhecimento do sobrenatural devido ao vício que é o conhecimento dos Mitos.

Criação de personagem

Abaixo, deixamos o resumo de alguns passos da criação do personagem:

  • Conceito: Que pode ser uma palavra ou frase que resuma o que o personagem é em essência. Geralmente, se aplica a vocação ou ocupação da personagem.
  • Características: As habilidades primárias são conhecidas como características e você possuirá 20 pontos para distribuir entre: Força, Reflexo, Vontade e Intelecto. Para cada uma delas o 1 é o valor mais baixo e 10 o valor mais alto, ou seja, distribuir pontos de 1 a 10. A média para uma pessoa normal é de 3 pontos.
  • Marcos: Os marcos são um tipo de aspecto que definem peculiaridades da personalidade do personagem, ou seja, os marcos nos dizem coisas sobre a vida do personagem e que nos mostram como ele chegou a ser quem é hoje. É uma simplificação do background e o jogador escolherá 4 marcos para seu personagem.
  • Habilidades: Representa os conhecimentos que seu personagem aprendeu ao longo da vida. Distribua 40 pontos entre 7 a 12 habilidades de sua escolha. Para cada uma delas o 1 é o valor mais baixo e 10 o valor mais alto.
  • Citação: Para todas as situações a citação é um aspecto com a condição que o personagem tenha que dizer a frase para ativar. Aqui você escolherá uma frase que defina como o seu personagem pensa e age, aquela frase que ele diz em situações dramáticas.
  • Drama: É um atributo que indica o poder de influência dos jogadores na história. Os pontos dramáticos podem ser utilizados durante o jogo para ativar aspectos ou impedir sua ativação, ou seja, o jogador que utilizar os seus pontos influenciará na história, melhorando suas chances de sucesso em certas ações ou influenciando negativamente as de outros personagens.
  • Complicações: Você tem que escolher uma complicação que colocará o seu personagem em uma situação de desvantagem ou causar problemas em determinados momentos da história.

Outras pontuações de saúde, sanidade, combate e etc. são calculadas de forma automática pelos jogadores já com base no que foi preenchido.

Sistema

Cultos Inomináveis utiliza o sistema Hitos que usa um único mecanismo para determinar a resolução das ações. Para determinar se um personagem tem sucesso ou não na ação que ele realiza, três dados de dez lados (3d10) devem ser rolados. Após a rolagem teremos três resultados, sendo um valor em cada dado. O menor resultado é chamado de menor valor (m), o maior resultado é chamado de maior valor (M) e o resultado médio é chamado de valor central (C). Por exemplo, em um teste você recebe 3, 6, 7, então m será 3, C será 6 e M será 7.

Para determinar o sucesso de uma ação, observe o valor central (C) da rolagem e adicione a característica e habilidade aplicáveis.

O mestre (ou narrador) determinará a dificuldade a partir de uma tabela que determina o grau de dificuldade (fácil, média, difícil, muito difícil e extremamente difícil) a partir do tipo de atividade que o personagem está executando.

Caso numa rolagem de dados o jogador consiga um duplo ou triplo 10, o resultado é um sucesso crítico e o oposto é considerado uma falha crítica, ou seja, se numa rolagem de dados o jogador obtiver um duplo ou triplo 1.

O dano em combate é interessante, que diferente de outros jogos de RPG não requer uma nova rolagem de dados para determinar o valor de dano, pois é calculado a partir do próprio teste de ataque. O dano é a soma de um ou vários resultados dos dados no teste de ataque, de acordo com a categoria da arma utilizada. O livro possui uma tabela com as categorias de armas.

O sistema Hitos é um sistema de habilidades abertas onde os jogadores escolhem as suas habilidades livremente, que ao mesmo tempo pertencem a um tipo específico que determina o seu principal uso.

Lembre-se que o sistema de regras é uma orientação de como interpretar e resolver conflitos físicos no jogo com intuito do personagem ser bem-sucedido ou não naquela situação de conflito e muitas vezes você ficará surpreso com a interpretação de seus jogadores. Você deve ser flexível e deixá-los participar ativamente na construção da cena.

Saúde e Sanidade

O Vigor mede a dureza e a capacidade do personagem em suportar lesões e a Resistência indica o estado físico atual do personagem. Caso um personagem perca todos os seus pontos de Resistência, ficará agonizante e será considerado fora de combate, a um passo da morte.

A Resiliência é uma medida da capacidade da personagem de suportar e assimilar sua exposição a eventos aterrorizantes. A Vontade representa a força mental do personagem para resistir ao que ele está contemplando, enquanto o Intelecto permite racionalizar ou assimilar a experiência.

O Livro

O livro possui, aproximadamente, 290 páginas, com capa dura e papel couche fosco. Além de ser todo colorido e possuir ilustrações originais de Borja Pindado Arribas e Marga F. Donaire. Créditos à versão brasileira, assim como a capa e outras artes, poderão ser divulgadas na campanha do Catarse.

Mockup do livro Cultos Inomináveis. Imagem meramente ilustrativa. Foto: Buró Brasil.

A diagramação do livro está concluída, faltando apenas a revisão de alguns detalhes e na primeira quinzena de fevereiro/2020 será lançada uma campanha na plataforma do Catarse para que você conquiste a sua cópia antecipada.

Clique aqui e cadastre-se para receber o aviso de lançamento.

Portanto, Cultos Inomináveis é um jogo completo e totalmente contemporâneo que possui regras para diversas situações e uma criação de personagens com habilidades de livre escolha para os jogadores. Um cenário envolvente e com pitadas de ação, ficção científica, fantasia e horror lovecraftiano. Para os fãs do horror, de H. P. Lovecraft e jogadores de RPGs do gênero de terror, este jogo é um prato cheio e que não pode faltar em sua mesa. Logo, a imaginação é o limite para as histórias do seu grupo.

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *