Análise: Kholat (PC)

Lançado em Junho de 2015 e distribuído pela IMGN.PRO; “Kholat” é um jogo baseado em fatos ditos reais.

“Kholat” traz aos jogadores a oportunidade de experimentar um game de aventura e exploração com elementos de horror. Inspirado pelo evento real conhecido como o “Dyatlov Pass Answers” (Incidente do Passo Dyatlov, em português), é narrado por ninguém menos do que Sean Bean.

20161021134403_1

O incidente de Dyatlov Pass é uma história real que aconteceu no inverno de 1959. Nove alpinistas especializados iniciaram uma jornada para a parte norte do Monte Ural, infelizmente esta jornada teve um final inesperado. Corpos dos membros da expedição foram encontrados espalhados na encosta da montanha Kholat Syakhl (Rússia). Investigadores russos encerraram o caso afirmando que “uma incrível força desconhecida” tinha causado as mortes.

Game Play

A câmera do jogo é em primeira pessoa, você inicia-se em um terminal de trem e começa a andar pela vila. No começo, nada faz sentido, não tem orientação e você não tem nada de equipamentos, apenas a movimentação.

Então, você começa a andar pelo cenário até encontrar uma trilha e a neve começa a aumentar até chegar a entrada de uma caverna onde despenca e fica tudo branco apenas escutando a narração do ator Sean Bean (Boromir, “O Senhor dos Anéis”; e Ned Stark, “Game of Thrones”), o jogo possui legendas em português, mas de Portugal.

20161021133455_1

No meio da forte tempestade você consegue se mover até chegar a um acampamento onde ganha uma lanterna, bússola, mapa e um diário, acredite estes são os seus equipamentos para o jogo INTEIRO!!! Agora começa a brincadeira, onde você começa a explorar um cenário gigantesco e sem limitações, você é livre para andar por onde quiser, com a lanterna você enxerga melhor, mas cuidado para onde aponta…

A ambientação e a trilha sonora tornam o jogo um suspense com horror incrível! Imagine-se em meio a neve em um lugar deserto que tem apenas você e os seus “equipamentos” com sons ambientes de causar arrepios!!!

Já que são estes os equipamentos, o que fazer quando “a criatura” aparecer?

Corra meu amigo… Corra muito e o mais longe possível dessas aberrações!!!

O jogo não tem algo original que mudou o conceito do gênero, mas é bem apresentado com momentos que fará você dar alguns pulos na cadeira e depois rir contando aos amigos, isso se eles não gravarem escondidos de você (haha).

A navegação pelo cenário, mesmo utilizando o mapa e a bússola, é um tanto confusa, também, a falta em ter outros personagens para interagir, eu considero pontos fracos.

O jogo é todo single player, não tem multiplayer e/ou cooperativo. Então, você se pergunta, por que eu vou comprar este jogo? Eu não comprei o jogo aproveitei uma promoção, semana de Halloween, onde o jogo estava grátis, mas vale a pena ter o jogo em sua biblioteca por conta do suspense oferecido e a história, por ser baseado em fatos reais.

Destaques

  • História  inspirada em fatos (teoricamente) reais;
  • Enredo principal com muitos mistérios a serem descobertos pelo jogador;
  • Mundo aberto não-linear;
  • Navegação in-game por mapa e bússola;
  • Desenvolvido com a Unreal Engine 4;
  • Exploração desafiadora;
  • Duração de jogo estimado de: 4~6 horas.

Classificação Indicativa

Não recomendado para menores de 14 anos.

Crítica

Confira abaixo algumas críticas:

Uma incrível história baseada em fatos reais. KHOLAT é destaque de um gênero que muitas vezes não agrada.

Gamestyle (nota: 9.0)

Uma boa tentativa em oferecer algo diferente para o gênero, embora um pouco dilatada por causa da repetição em sua mecânica e falta de originalidade.

IGN Espanha (nota: 7.0)

O jogo KHOLAT revela os segredos nas montanhas, mas as aspirações foram muito altas para o jogo que se entregou. O que é um bom mistério se você não sabe o que significa?

GameSpot (nota: 4.0)

Clique aqui e confira as críticas que o jogo recebeu (em inglês).

Concluindo, eu gostei do jogo, primeiro que eu fiquei assustado e dando diversos pulos na cadeira… Tem um  momento do jogo que você está em uma caverna e vê duas criaturas, lógico que desliguei a lanterna e corri desesperadamente para longe deles até começar a escutar uma mulher chorando, EU NÃO TIVE CORAGEM DE LIGAR A LANTERNA, por causa do medo de aparecer algo (haha), mas você continua caminhando e chega a um local, dentro da caverna, cheio de velas e a foto de uma mulher colada nas rochas…

Cheguei a capturar a tela, você confere abaixo:

20161021132910_1

Jogar na madrugada com o headset, sozinho é uma excelente experiência. Ainda bem que troquei a cadeira da mesa do computador, pois, a antiga não iria aguentar tantos pulos (risos).

O jogo você encontra disponível nas plataformas PC (na Steam) e PS4 (na PlayStation Store).

Clique aqui e acesse o site oficial (em inglês).

E você leitor, o que achou do game?

Deixe o seu comentário =)

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *