O retorno da revista Dragão Brasil

teatro-de-mesa-db-capa

A revista nasceu em 1994, inicialmente pela Editora Trama, e foi a primeira revista mensal brasileira especializada em jogos de RPG.

As duas primeiras publicações eram intituladas como “Dragon“, mas a partir da terceira publicação o nome da revista foi alterado para Dragão Brasil, a fim de desfazer qualquer possível relação com a “Dragon Magazine“, famosa revista de RPG dos Estados Unidos.

teatro-de-mesa-db-001
DB#1, de 1994, ainda sob o título provisório “Dragon”.

As colunas nas primeiras edições eram:

Notícias do bardo onde encontravam-se as últimas notícias no mundo do RPG e eram traduzidas por Luigi Sortudo.

Dicas de Mestre escrito por Paladino, que compartilhava a sua experiência e bondade com os, e futuros, mestres (narradores) do RPG.

Humor onde continha charges engraçadas sobre situações, cenários do RPG.

DB#1, de 1994. Ilustração: Mask Master.
DB#1, de 1994. Ilustração: Mask Master.

Barraquinha do Orc era um espaço reservado para anúncios.

Pergaminhos dos Leitores um espaço totalmente reservado para o leitor, nele eram publicados dúvidas sobre sistemas, você podia enviar personagens, aventuras, mundos ou regras opcionais etc. Nos anos 90′ você escrevia o seu pergaminho (Carta) e enviava através do arauto (Carteiro) para a editora da revista.

E a matéria capa onde destacavam-se jogos de tabuleiros, RPG, PC etc; sempre voltados ao RPG, por exemplo, na primeira publicação a capa é do primeiro RPG lançado no Brasil Dungeons & Dragons, GROW (Saiba tudo sobre este Item Raro), e na revista contém informações sobre a versão nacional do RPG.

A Dragão Brasil obteve grande sucesso durante seus primeiros anos de existência, quando lançou seu cenário próprio, Tormenta, em seu aniversário de 50 edições, usando muitas referências a materiais próprios, e que se mantém como um dos mais bem sucedidos cenários nacionais.

A revista divulgou o trabalho de grandes ilustradores nacionais, como André Valle, André Vazzios e Evandro Gregório, por exemplo, além das ilustrações e quadrinhos do próprio Cassaro. Logo Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan ficaram conhecidos como “Trio Tormenta”.

O fim

Uma crise interna levou ao rompimento da equipe criativa da DB com a editora, fato que logo causou seu cancelamento.

Em 2005, o Trio e a editora seguiram caminhos diferentes após diversos desentendimentos e queda nas vendas da revista, além de fracasso editorial em vários produtos derivados dela.

A última edição foi a DB#123 publicada pela editora Melody, em Agosto de 2007.

O retorno

Agora com um novo lar, Jambô Editora, e após uma brincadeira com a série Stranger Things, sucesso estrondoso da Netflix (Leia a nossa análise sobre Stranger Things), desenvolvido uma capa falsa da Dragão Brasil, e uma mini-volta da DB#112 como revista digital gratuita (clique aqui para fazer o download).

teatro-de-mesa-db-112

A Dragão Brasil está de volta! Em uma versão digital, formato PDF, com aproximadamente 50 páginas cada edição. A periodicidade é mensal, e a data de lançamento é sempre a segunda quarta-feira de cada mês. A primeira edição será lançada em 9 de novembro.

Pergaminhos dos Leitores

A volta da revista, também, traz a coluna “Pergaminhos dos Leitores” e para enviar uma carta, basta você enviar um e-mail para “dragaobrasil@jamboeditora.com.br” com o assunto “Pergaminhos dos Leitores“. Não esqueça de colocar o seu nome (ou nickname), cidade e estado.

Para apoiar a Dragão Brasil e recebê-la todos os meses, acesse ao projeto no site Apoia.se. Em todas as recompensas você receberá, diretamente em seu e-mail, um link exclusivo para download da revista.

Assista ao trailer de lançamento:

FONTES: Wikipedia, Omelete, Rede RPG, Revista Dragão Brasil #1, Jambô Editora.

E você leitor, o que achou da novidade?

Tem mais informações sobre o tema, compartilhe conosco deixando o seu comentário =)

About Jaguar

Jean (Jaguar), analista e pesquisador. Conheceu o RPG após ser convidado por Dmann Well e Wetto para o jogo de tabuleiro “Hero Quest” da Estrela em meados de 2000. No mesmo ano jogou o clássico Dungeons & Dragons (D&D), lançado pela GROW. Desde então fascinou-se pelo RPG, chegando a mestrar algumas campanhas. É, também, um dos membros fundadores do grupo.

View all posts by Jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *